A curiosidade matou o pombo

Para não começar com o fatídico “No outro dia…”, comecei com “Para não começar …”. Prosseguindo. Encontrei ao pé do prédio (não se metam a pensar que os prédios não têm “pés”) que me serve de habitat em Lisboa, um pombo a adentrar quase que, por completo, numa daquelas entradas (ou saídas, depende do ângulo) de esgoto (penso eu), na berma do passeio (da calçada e do meu), como se o Nicolas Cage (no “O Tesouro: Livro dos Segredos”) se tratasse. O porquê disto? Não sei. É habitual? Deduzo que não, daí a minha intriga.

Este acontecimento (e outros) levou-me a pensar no velho ditado (+18 anos tem de certeza): “A curiosidade matou o gato”. Neste caso, não era o arqui-inimigo dos pássaros. Por outro lado (virei numa rua à esquerda), também me levou a pensar sobre o facto da “ignorância também matar”. Não quero causar nenhum colapso paradoxal (inverdade, quero e muito), mas afinal, qual das duas é que “mata” realmente (esta expressão deve ter sido influenciada pelo meu vício em “Arrow”)? A constante busca, derivada das nossas intrigas, (ou as nossas intrigas integradas nas constantes buscas) ou encarar (“entroncar” e “enmembrar”) a vida, de um modo pacato? Ou será a isostasia de ambas, que nos permitirá enfrentar o “Boss” que aparece logo após o “estágio do nascimento”?

P.S. (nada de questões políticas): Se não atirarmos uma “bola (de conhecimento) a nós próprios”, podemos vir a passar “um mau bocado”. A falta de conhecimento sobre a ausência de dinheiro e cartões na nossa carteira (e no nosso bolso direito, esquerdo e traseiro das calças), no momento em que é preciso pagar a despesa (e para além disso, temos uma alergia ao detergente da loiça), é um bom exemplo disso.

Deixe uma Resposta

